Depressão
27 de agosto de 20188 dicas valiosas para escolher o melhor residencial sênior
27 de agosto de 2018O que é a Sarcopenia?
Sarcopenia é um processo de perda muscular que ocorre naturalmente, conforme envelhecemos, tornando-se mais acentuado após os 40 anos de idade. Estima-se que a partir daí, ocorra uma perda anual de 1 a 2% da massa muscular do nosso corpo.
O que causa?
A sarcopenia se associa a perda de força, fragilidade óssea e, conforme vamos ficando mais velhos, dor e desequilíbrio. Ela passa despercebida por muitos médicos, que muitas vezes nem sabem que ela existe ou ocorre, e atribuem os sintomas a diversas outras causas, como, por exemplo, “senilidade”. Muitas vezes, com o passar dos anos, a pessoa fica feliz que está “mantendo o peso”, quando, na realidade, está apenas trocando massa magra (i.e., músculos) por massa gorda.
Como diagnosticar?
Uma avaliação clínica, com a associação do cálculo do Índice de Massa Corpórea, a medida da circunferência da panturrilha (que deve ser maior que 32cm nas mulheres e 34cm nos homens), de pregas cutâneas e bioimpedância ajudam a estabelecer o diagnóstico. Além disso, a DXA (Absorciometria de Raios X), exame que pode ser realizado com a densitometria medular óssea, é uma forma confiável de diagnóstico.
Como tratar?
Fazendo o que ninguém quer fazer: atividades físicas. Não precisa virar halterofilista olímpico; exercícios moderados, porém constantes, ajudam a recuperar a musculatura, algo que pode ser feito em qualquer idade.
Como prevenir?
Nunca deixe de fazer atividades físicas. Constância é a palavra-chave; mesmo que ocasionalmente haja faltas, férias, etc, o importante é nunca parar. Uma dieta adequada e equilibrada, que permita um aporte adequado de proteínas, também é fundamental para manter a massa magra. E muito cuidado com dietas restritivas – porque você perde um pouco de tudo, inclusive músculos!