Quando suplementar cálcio?
27 de agosto de 20186 Dicas para fortalecer os ossos
27 de agosto de 2018A demência é uma doença degenerativa do cérebro, que provoca perda de memória, associada a outras faculdades mentais variáveis. Conheça alguns sinais que podem direcionar de forma precoce à suspeita de que seu familiar está desenvolvendo um quadro demencial:
1.Esquece fatos recentes: não necessariamente esquecer onde pôs a chave do carro, pois isso pode ocorrer com pessoas jovens, porém distraídas. No entanto, esquecer o que fez no dia anterior, o que estava fazendo e coisas do tipo chamam a atenção.
2.Esquece palavras: sabe quando, em vez de falar o nome correto do objeto, a pessoa começa a usar alternativas? “Aquela coisa para escrever”, em vez de “caneta”, ou “aquele negócio lá…”. Isto pode ser outro indicativo de um quadro demencial.
3.Apresenta alterações de comportamentos: algumas síndromes demenciais começam principalmente com perda de controle emocional. É aquele idoso que foi comedido a vida inteira e de repente começa a xingar e fazer comentários inapropriados.
4.Perde a capacidade de realizar atividades complexas que fazia antes: a demência em pacientes com alto nível educacional é de difícil diagnóstico, pois, muitas vezes, diversas funções complexas são perdidas, antes de atingir atividades do dia a dia. Por exemplo, um matemático perde a capacidade de realizar cálculos logarítmicos de cabeça, mas ainda consegue fazer as somas usuais do dia a dia, que todos fazemos. E o mais difícil é que eles geralmente conseguem nos enganar por muitos anos, até a manifestação da doença se tornar inevitável.
5.Perde o asseio: com a progressão da doença, a pessoa pode apresentar certa displicência com relação aos cuidados de higiene. Um idoso que antes era sempre limpo, perfumado e arrumado, aos poucos vai se tornando sujo, despenteado, com falhas no barbear… Este é outro indicativo de que algo está errado.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!