Artrose é um processo degenerativo e inevitável das nossas articulações. Conforme o corpo envelhece, o colágeno que forma o revestimento das superfícies ósseas vai perdendo a sua qualidade, assim como o líquido que o envolve. Com isso, as cargas às quais a articulação é submetida vão progressivamente descascando a capa de colágeno – até o ponto em que o osso fica à mostra. Esta é a artrose.
Todo este processo é lento, progressivo e muito doloroso. Não existe um tratamento que possa reconstruir a articulação. As únicas formas de tratamento são: prevenir a progressão da doença e realizar cirurgias reconstrutivas, como próteses.
Como o melhor tratamento é a prevenção, seguem abaixo dicas para evitar a artrose:
1. Pratique atividades físicas: de intensidade leve a moderada. Vale qualquer uma – caminhada, bicicleta, hidroginástica, artes marciais, pilates…
2. Faça musculação: além da atividade aeróbica, o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, por exemplo, tira a carga dos joelhos e a transfere para os músculos, o que poupa a articulação.
3.Perca peso: a articulação funciona como um carro. Quanto mais pesado ele estiver, mais rápido ele vai gastar. E, mesmo que a artrose já esteja instalada, perda de 5 a 10% do peso corporal já tem um impacto muito significativo na melhora da dor.
4.Tome cuidado com os movimentos cotidianos e na academia: certos movimentos, quando realizados de forma errada e repetidos muitas vezes, vão progressivamente estragando a cartilagem, em especial das patelas, o que causa a condromalácia patelar, um precursor da artrose.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!